Comprimento | 15,1 m | |
Boca | 4,3 m | |
Pontal | 2,1 m | |
Calado Máximo | 0,85 m | |
Deslocamento Carregado | 20,1 t | |
Velocidade Máxima | 36 nós | |
Combustível | 2 x 900 l | |
Autonomia | 150 milhas náuticas | |
Água Doce | 220 l | |
Tripulação | 4 | |
Náufragos | 12 |
Comprimento | 14,5 m | |
Boca | 4,3 m | |
Pontal | 2,1 m | |
Calado Máximo | 0,8 m | |
Deslocamento Carregado | 18,5 t | |
Velocidade Máxima | 31 nós | |
Combustível | 2 x 800 l | |
Autonomia | 180 milhas | |
Água Doce | 150 l | |
Tripulação | 4 | |
Náufragos | 12 + 1 |
Compartimento náufragos superior
Ponte
Casa dos jactos
Casa da máquina
Compartimento tanques
Compartimento náufragos inferior
Paiol / WC
Paiol
Paiol da amarra
Alumínio
Chapas–EN AW 5083
Perfis – EN AW 6082
3.2 g’s
Estado Mar 8 (14 m Altura Significativa)
Fundo – 95 KN/m2
Costado – 32 KN/m2
Ant. Frontal – 62 KN/m2
Comprimento | 16,1 m | |
Boca | 4,4 m | |
Pontal | 2,6 m | |
Velocidade Máxima Carregado | 27 nós | |
Deslocamento Leve | 17,5 t | |
Deslocamento Carregado | 20,5 t | |
Calado Máximo | 0,85 m | |
Autonomia | 200 milhas |
Comprimento | 28,4 m | |
Boca | 5,95 m | |
Calado | 2,45 m | |
Deslocamento Carregado | 90 t | |
Velocidade Máxima | 28 nós | |
Combustível | 14000 l | |
Autonomia | 4 Dias | |
Água Doce | 4900 l | |
Tripulação | 8 | |
Casco em alumínio | ||
M.P.P.´s | Cummins KTA50-M2 2x1343Kw at 1900 rpm | |
Caixa redutora | 2xZF B W460-S | |
G.E.´s | 2xCummins 6BT5.9 | |
Radar | Furuno FCR 1411 MKII | |
Eco Sonder | Elac LAZ 5000 | |
VHF | Sailor RT-2048/RM | |
Compass | Litton-Sperry Mk 37 | |
GPS | Leica MX412B DGPS |
Comprimento fora-a-fora | 71.30 m | |
Comprimento entre perpendiculares | 59.34 m | |
Boca máxima | 12.6 m | |
Pontal | 6.3 m | |
Velocidade | 17 nós | |
Autonomia | 8000 mi | |
Tripulação | 34 | |
Equipa técnica | 21 | |
Propulsão Azimutal | 2×1900 Kw | |
Propulsores de Proa | 2×405 Kw | |
Produção Energia Eléctrica | 3x1766Kw |
Comprimento fora-a-fora | 85,00 m | |
Comprimento entre perpendiculares | 72,60 m | |
Boca Máxima | 15,90 m | |
Boca Máxima Pontal de Construção | 8,8 m | |
Deslocamento (5,23m) | 3925 ton | |
Velocidade Máxima | 18 nós | |
Passageiros | 500 Pessoas | |
Tripulação | 60 Pessoas |
Comprimento Máximo (incluindo a Retranca de Mezena e o Gurupés) | 83,40 m | |
Comprimento Total sem Gurupés | 61,40 m | |
Comprimento entre Perpendiculares | 51,15 m | |
Boca Máxima | 12,80 m | |
Pontal de Construção | 7,07 m |
Em resultado da sua grande autonomia associada à possibilidade de atingir velocidades elevadas e à capacidade de praticar mares com grande altura de onda em completa segurança (10% custo, 90% missões)
Comprimento fora a fora | 15.0 m | |
Comprimento casco | 14.5 m | |
Boca máxima | 4.3 m | |
Pontal | 2.1 m | |
Deslocamento carregado | 19.0 ton | |
Calado máximo | 0.82 m | |
Tripulação | 4 trip | |
Velocidade máxima | 35 nós (2×730 hp) 24 nós (2×440 hp) |
|
Autonomia | 240 mi | |
Combustível | 2 x 800 l | |
Estado de mar 8 | Hs = 14 m |
Comprimento | 28.4 m | |
Boca máxima | 5.95 m | |
Pontal | 3.5 m | |
Deslocamento carregado | 90 ton | |
Calado máximo | 2.45 m | |
Velocidade máxima | 28 nós | |
Autonomia | 900 mi (6 dias) | |
Combustível |
20000 l | |
Tripulação | 8 trip |
Comprimento fora a fora | 39,55 m | |
Boca | 7,50 m | |
Pontal | 4,60 m | |
Deslocamento carregado | 50 ton | |
Tripulação | 3 Oficiais, 4 Sargentos e 10 Praças | |
Velocidade em prova | 35 Nós | |
Autonomia de combustível | 900 milhas |
Comprimento fora a fora | 48,60 m | |
Boca | 8,50 m | |
Pontal | 4,60 m | |
Deslocamento carregado | 680 ton | |
Tripulação | 5 Oficiais, 8 Sargentos e 18 Praças | |
Velocidade em prova | 17 Nós | |
Autonomia de combustível | 3360 milhas | |
|
Comprimento fora a fora | 56,00 m | |
Boca | 11,90 m | |
Pontal | 3,70 m | |
Deslocamento carregado | 680 ton | |
Tripulação | 2 Oficiais, 4 Sargentos e 12 Praças | |
Velocidade em prova | 11 Nós | |
Autonomia de combustível | 3430 milhas |
• Eléctricas (tensão, corrente, resistência, frequência, potência)
• Não eléctricas (pressão, volume, débito, rotação)
Ações de manutenção planeada e corretiva, nos navios de superfície, submarinos e unidades em terra, genericamente nos seguintes equipamentos e sistemas:
Manutenção e reparação na vertente das tecnologias; eletrónica, eletro-óptica, eletrotécnica, mecânica, hidráulica e pneumática dos seguintes sistemas/equipamentos:
(Navios de Sub-Superfície):
• Torpedo MK46
• Hottorp
• Torpedo Black Shark
• Míssil Seasparrow RIM-7M/7P
• Míssil Seasparrow RIM-7M/7P/VL
• Mina MK55 Mod. 2
• Contramedidas anti-torpedo CIRCE
1- Torno paralelo 16 m entre pontos
1- Torno paralelo 13 m entre pontos
1- Torno paralelo 8 m entre pontos
1- Torno paralelo 6 m entre pontos
2- Tornos paralelos 3 m entre pontos
11- Tornos paralelos 1,5 m entre pontos
4- Tornos paralelos 1 m entre pontos
1- Torno CNC 1,5 m entre pontos
1- Mandriladora CNC, curso: T- 4m; L- 2m; V- 3m
1- Mandriladora, curso: T- 4,5m; V- 3m, c/ mesa 4x4m
1- Mandriladora, curso: T- 2m; L- 3m; V- 2m
1- Mandriladora, curso: T- 2m; L- 2m; V- 2m
2- Mandriladoras, curso: T- 1m; L- 1,5m; V- 1m
3- Mandriladoras pequenas
1- Engenho radial grande, curso: L- 2m; V- 2m
1- Engenho radial médio, curso: L- 1m; V- 1m
7- Fresadoras universais
2- Escateladores grandes, curso: 600 mm
2- Escateladores pequenos, curso: 250 mm
1- Rectificadora vertical c/ prato magnético: 800 mm x 400 mm
1-Rectificadora horizontal c/ 1,5m entre pontos
1- Rectificadora de manivelas c/ 3,8 m entre pontos
1- Máquina vertical rectificar camisas, curso: T- 1m; V- 0,5m
1- Máquina desvidrar camisas, curso: V- 500 mm
1- Máquina desvidrar camisas, curso: V- 1200 mm
Nota:
T – Transversal
L – Longitudinal
V – Vertical
Nota:
T – Transversal
L – Longitudinal
V – Vertical
A área tecnológica de tratamento de superfícies está dotada de tecnologia e recursos humanos habilitados ao tratamento de superfícies em madeira, compósitos de fibra (PRF), aço, alumínio e ligas de cobre, para remoção de óxidos e de esquemas de pintura e aplicação de revestimentos anti-corrosivos e decorativos por pintura ou por electrodeposição.
Esta oficina detém ainda tecnologia para efetuar trabalhos de restauro e decoração através da aplicação singular ou combinada de técnicas de polimento, envernizamento, enegrecimento e oxidação das superfícies, trabalhos estes de extremo valor e frequentemente procurados pelo mercado, em concreto pelas entidades responsáveis pela gestão e conservação do património histórico e cultural.
A competência técnica dos Laboratórios da Arsenal do Alfeite, S.A. nas atividades que desenvolve, é evidenciada de forma objetiva pelas diversas certificações e acreditações, obtidas a nível nacional e internacional. Na Arsenal do Alfeite, S.A. as atividades são executadas cumprindo procedimentos de qualidade confirmados por evidências documentais. Toda a atividade é orientada para o cumprimento das obrigações e integral satisfação das expectativas dos clientes, com permanente monitorização das ações, subordinada a uma estratégia de melhoria contínua.
O Controlo da Qualidade é exercido em dois planos:
• Uma permanente ação de autocontrolo, por parte dos executantes produtivos, onde a formação técnica em regime contínuo assume um papel relevante, associada à utilização de recursos de medição e monitorização, devidamente calibrados, assegurando a sua aptidão ao uso;
• Uma Divisão de Laboratórios e de Controlo da Qualidade (DLQ) dotada de Responsáveis Técnicos de Laboratórios e de Técnicos de controlo da qualidade devidamente certificados e qualificados, que asseguram as atividades de calibrações e ensaios.
A Divisão de Laboratórios e de Controlo da Qualidade (DLQ) conta com seis Laboratórios, cinco dos quais acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, sendo anualmente avaliados pelo IPAC, para verificar o cumprimento dos requisitos de gestão e técnicos com a norma de referência.
A Arsenal do Alfeite, S.A. dispõe de meios técnicos e humanos para a realização das atividades de calibração e de ensaio, estando ao serviço da manutenção de forma a garantir a qualidade e a satisfação dos Clientes, cumprindo os requisitos normativos, legais e dos Clientes. Os ensaios e as calibrações acreditados, podem ser realizados para qualquer área de atividade industrial e para qualquer cliente.
Nos Laboratórios de Metrologia, para além das calibrações, é disponibilizado outro tipo de serviço que representa uma evidente mais valia para quem possui vários instrumentos de medição. Este serviço complementar consiste na gestão de planos de calibração, que se baseia no planeamento e coordenação das calibrações de todos os instrumentos de medição das empresas, incluindo um serviço de “aviso” que alerta antecipadamente as organizações que a data de calibração dos seus instrumentos de medição se aproxima.
Técnicos Certificados Nível 1, 2 e 3 em PT, RT, UT, MT e VT (EN 473 e ISO 9712) |
NP EN ISO/IEC 17 025 (Anexo Técnico de Acreditação n.º L0437)
• Controlo de Defeitos
• Medição de Espessuras
Técnicos Certificados AV-Categoria II |
NP EN ISO/IEC 17 025 (Anexo Técnico de Acreditação n.º L0136)
Na análise de vibrações, prestamos serviços de monitorização periódica e de diagnóstico de avarias a máquinas rotativas e alternativas.
Técnicos Qualificados
|
• Esquema de pintura
• Medição da espessura da película (húmida e seca)
Técnicos Qualificados
|
• Paquímetros
• Micrómetros
• Comparadores
• Chaves Dinamométricas
• Manómetros e Vacuómetros
Técnicos Qualificados |
NP EN ISO/IEC 17 025 (Anexo Técnico de Acreditação n.º M0028)
A reparação e transformação de navios em aço e alumínio, em navios da marinha portuguesa e outras, bem como da marinha mercante, sendo uma das nossas principais atividades. Nossa experiência e versatilidade dá-nos a competência para lhe oferecer as melhores soluções e assegurar-lhe o máximo de eficiência.
Construímos diferentes acessórios para o navio, tais como portas e escotilhas estanques, portas standard, contentores de desperdícios, dobradiças, olhais de fixação, etc., em aço inoxidável, alumínio ou aço naval.
Somos especializados na construção de casco de aço e alumínio de embarcações com comprimento até 25 m.
Temos construído e reparado navios, supervisionados por Sociedades Classificadoras, como o Bureau Veritas, Germanisher Lloyds, Det Norske Veritas, etc.
Ficamos com a validação deste processo através da Aprovação da Oficina de Soldadura, Procedimento de Soldadura Qualificados e Qualificação de Soldadores de acordo com ISO 3834.
A Serralharia Civil é responsável pela intervenção na reparação e manufactura de apetrechamentos não estruturais metálicos, isolamentos térmicos e acústicos, aprestos, calafeto e estanqueidade em Navios, Estaleiros, Hospitais, Centros Comerciais, Aeroportos entre outros.
A Serralharia Civil é atualmente uma área tecnológica de múltiplas valências, subdividindo-se em:
Forros metálicos e estruturas de fixação, mobiliário metálico e respetivos fixes, equipamentos de hotelaria, fechaduras convencionais e de segredo e demais utensílios utilizados nos compartimentos habitacionais.
Portas e escadas.
Escadas de portaló, verticais, espalho e pranchas de embarque/desembarque.
Balaustradas, vergueiros, fixes e diversos suportes de L.A., redes de abordagem e salvamento, proteções na borda e em escadas de portaló e pranchas.
Todos os isolamentos térmicos em máquinas, encanamentos dos sistemas de água doce e salgada, ar condicionado, frio, incêndio e nos coletores de evacuação dos motores principais e auxiliares. Isolamentos Acústicos em diversos equipamentos.
Proteções em material impermeável para peças de artilharia, torpedos, torres diretoras, embarcações, gruas hidráulicas e outros equipamentos e toldos em geral.
Aplicação de materiais elastómeros e estopa em tabuados de pavimentos, costado e fundo de navios em madeira, vedação de ferragens e juntas de dilatação.
Portas estanques e frigoríficas, escotilhas, vigias, janelas, cofres de munições, caixa de aparelhagem e tampas de ventilação.
Sarilhos, roletas, cabos de reboque, ferros e amarras, bossas e contra-bossas, castanhas e olhais.
Turcos das embarcações, paus de carga e cegonhas incluindo todos os seus cabos de suspensão, ferros de toldo, esticadores, cabos de mastreação dos navios e estropos.
Consolas, bastidores e diversos fixes para aparelhagem.
A Carpintaria divide-se em duas áreas técnicas distintas, a de carpintaria e a de compósitos.
A primeira exerce a ação de construção, reparação e restauro de navios em madeira. Faz o aprestamento do interior dos navios ao nível do mobiliário em madeira, pavimentos, divisórias, isolamentos térmicos-acústicos, tetos falsos, passando por tudo o que tem que ver com a decoração de interiores, tais como alcatifas e peças de decoração de estilo náutico.
A componente dos compósitos, possui a capacidade para construir e reparar Navios e estruturas leves em polímeros reforçados com fibras. Incluindo a capacidade para produzir moldes e pré-moldes de peças e cascos, usando as tecnologias e materiais de ponta.
Carpintaria Naval (Machados e Brancos)