O Arsenal pretende ser um estaleiro baseado em tecnologias de ponta e habilidades altamente qualificadas, distintas e inovadoras, além de capacidade de resposta integrada, excelência operacional, eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
Os principais objetivos da adaptação e implantação da indústria 4.0 no estaleiro são garantir o foco no cliente e suas necessidades entregando valor e inovação operando de forma eficiente e produtiva.
A interoperabilidade e a interconectividade entre todas as partes interessadas (clientes, parceiros, fabricantes, etc.) são essenciais.
A Transformação Digital resultará da interceptação desses três ambientes (pessoas, processos e tecnologia) potencializando a inovação e a criação de valor.
Pessoas Envolvimento e qualificação, readequação e melhoria contínua de processos, novas metodologias de gestão, tecnologias que valorizam a entrega do trabalho, fomentam uma nova mentalidade e mudança cultural promovendo a transformação para o estaleiro 4.0 (ARSENAL 4.0).
Clientes, parceiros, fabricantes e outras entidades reconhecem no Arsenal 4.0 essas características, construindo confiança.
As pessoas e seu empoderamento estão no topo do processo de digitalização. É necessário assegurar que o Arsenal do Alfeite, tenha as competências necessárias para responder às ambições estratégicas propostas no estaleiro 4.0, bem como a plataforma de partilha de conhecimento adequada para as manter e fazer crescer em linha com as ambições de desenvolvimento futuro.
O Arsenal está a desenvolver uma Academia que assenta em dois pilares fundamentais, a Capacitação e valorização dos recursos humanos e a Inovação. É muito importante estar preparado para uma rápida adaptação e previsão de futuro em um mundo e negócios em constante mudança.
Com o apoio do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e
dos Fundos Europeus NextGeneration EU, o Arsenal do Alfeite desenvolveu o
projeto da Academia do Arsenal, uma Academia que assenta em dois pilares
fundamentais, a Capacitação e valorização dos recursos humanos e a Inovação.
O projeto de investimento pretende dotar o Arsenal do
Alfeite de uma Academia de formação dedicada ao desenvolvimento de programas de
ensino e à formação avançada de profissionais e à promoção da inovação em
tecnologias e processos.
No âmbito do projeto, foi constituído o Centro de Inovação e
Experimentação inovAA, dedicado à promoção da modernização, melhoria contínua e
eficiência dos processos produtivos, com foco na manutenção e reparação naval
através da transformação digital do sector e subsectores com a integração de
tecnologias da indústria 4.0.